domingo, 22 de agosto de 2010

COMPARTILHANDO EXPERIÊNCIAS

Os sites indicados nas várias modalidades em que se apresentam: CHAT, MSN, YOUTUBE, BLOG, SKYPE, SLIDESHARE e OUTROS, cada um dentro da sua especialidade, fornece experiências inovadoras que se bem articuladas resultam na educação participativa, colaborativa e significativa dessa nova proposta pedagógica com as TICs.

A Web 2.0 é a rede onde cada internauta se torna autor/produtor e compartilha com os demais sua produção. Dessa forma, deixa-se a passividade, a função de simples leitores ou meros coletores de informações para então colaborar na criação de repositórios dessas informações.

Todas as modalidades são interessantes, algumas já conhecia, outras acessando as indicações passei a conhecê-las, mas de todas, gostei mais do BLOG e do YOUTUBE para o trabalho pedagógico, acredito que a facilidade de utilização dos mesmos, a resposta dos alunos ao utilizá-los em sala é que tenha me encantado tanto.

O BLOG é um veículo de aprendizagem poderosíssimo, demanda interação, discussão, informação; nele é possível postar, comentar, publicar vídeos pessoais e extraídos da net, etc, as possibilidades de aprendizagem são inúmeras.

Minha grande dificuldade foi logo após a criação meu blog portuguesparaensinareaprender.blogspot.com, até dominar as ferramentas para edição das atividades variadas que desejava postar. Agora, estou mais familiar a ele, e também mais encantada com essa ferramenta.

O SKYPE é muito legal! A conversa em tempo real é uma ação maravilhosa, mas não me interesso por essa modalidade na escola, eu a prefiro para uso pessoal, na escola, quanto mais os alunos escreverem melhor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário