domingo, 8 de agosto de 2010

CURSO TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO
TUTORA: THANYA DIAS CURSISTA: EDVANISE SOUZA BARBOSA
ACERVO
ATIV. 3.2 - CONHECER REPOSITÓRIOS DE MATERIAL DIGITAL.
SUGESTÃO 01
Direitos humanos: parte 3
Estrutura curricular
Ensino Fundamental::Séries Finais | Pluralidade Cultural | Direitos humanos, direitos de cidadania e pluralidade
Ensino Médio | Sociologia | Movimentos sociais / direitos / cidadania
Objetivo
Mostrar a temática dos direitos humanos
Descrição
Apresenta a terceira parte do vídeo Direito Humanos, da ANDHEP. Trata da temática dos direitos humanos à partir da tortura no Brasil e o caso do sequestrador do ônibus 174 no Rio de Janeiro
Observação
Duração: 4 min, 22 s. Colaborador(es): Eduardo Bittar (Coordenação geral); PALEOTV (Produção); Comissão Teotônio Vilela - CTV (Apoio); Núcleo de Estudos da Violência da USP - NEV/USP (Apoio)
Autor
Associação Nacional de Direito Humanos Pesquisa e Pós-Graduação (ANDHEP)
Fonte do recurso
Universidade de Brasília (UnB)
Origem
http://www.andhep.org.br/content/view/58/80/
Licença
Autorização por email dada pelo autor ou seu representante diretamente ao Ministério da Educação - MEC que permite "a reprodução dos vídeos para que o projeto seja multiplicado, expandido e distribuído para os órgãos públicos e entidades que trabalhem com a temática dos direitos humanos, principalmente aqueles que apresentam o foco na educação"
SUGESTÃO 02
Curitibinha: combate a dengue
Estrutura curricular
Ensino Fundamental::Séries Iniciais | Ciências Naturais | Ser humano e saúde
Objetivo
Diferenciar os sintomas da dengue e suas variações e, informar sobre como evitar que o mosquito se prolifere
Descrição
O objeto educacional mostra toda a trajetória do mosquito Aedes Aegypti, como se reproduz, locais preferidos, os tipos de dengue (doença causada pelo mosquito) existentes, os sintomas, dentre outras coisas.
Autor
Vaz, Marcos
Fonte do recurso
Universidade Federal do Ceará (UFC)
Origem
http://www.brasilzinho.com.br/revista_saude02.html
Licença
Marcos Vaz, responsável pelo portal do Brasilzinho, autoriza através de email, a publicação deste objeto educacional
SUGESTÃO 03
CURTA: filme: O Lobisomem e o Coronel




Disciplinas/Temas transversais: Artes, Língua Portuguesa, Pluralidade Cultural
Faixa Etária: Todas as idades
Nivel de Nível de Ensino: Educação de Jovens e Adultos, Ensino Fundamental I, Ensino Fundamental II
Objetivos: Desenvolver a criatividade e o interesse através da exploraçãodo filme e de investigação;Conhecer a literatura de cordel e o repentismo típico nordestino;Resgatar a oralidadenordestina;Levar os alunos a entender o cordel como um gênero oral “vivo” e dinâmico.
DescriçDescrição: No reino do folclore nordestino só havia uma força maior que a dos coronéis: a fúria sobrenatural dos lobisomens. Suspense e poesia num encontro entre a computação gráfica e o cordel.

Um violeiro cego dedilha um repente e conta uma história passada na fazenda de .um rico coronel da região.

Autores e endereço: Elvis K. Figueiredo, Ítalo Cajueiro

http://www.portacurtas.com.br


Resgate da oralidade nordestina
Número de visualizações: 154
Disciplinas: Pluralidade Cultural, Língua Portuguesa, Artes
Nível de Ensino: Educação de Jovens e Adultos
Autor: Sathler & Sanchez
A literatura de cordel e o repentismo típico nordestino
Número de visualizações: 140
Disciplinas: Língua Portuguesa
Nível de Ensino: Ensino Fundamental II
Autor: Beatriz Rizek
Desenvolver nos alunos a criatividade e o interesse através da investigação
Número de visualizações: 171
Disciplinas: Língua Portuguesa
Nível de Ensino: Ensino Fundamental I
Autor: José Manuel Moran




Links interessantes para o professor e aluno sobre literatura de cordel.

http://www.ablc.com.br/
http://intervox.nce.ufrj.br/~edpaes/cordel2.htm
http://www.camarabrasileira.com/cordel.htm
http://www.teatrodecordel.com.br/



SUGESTÃO 04


BIOGRAFIA DE MAURICIO DE SOUSA
Autor e Co-autor(es)
Autor Luzia Luzinete Pereira
NATAL - RN NÚCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI
Co-autor(es)
Raimunda Porfrio Ribeiro
Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Educação Infantil Linguagem oral e escrita Práticas de leitura
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
Através desta aula, o aluno poderá aprender a:
• Identificar momentos marcantes na vida de Maurício de Sousa;
• Compreender que a história em quadrinhos é escrita por uma pessoa que demanda esforço e criatividade;
• Observar melhor os aspectos visuais presentes nas histórias em quadrinhos.
Duração das atividades
2 aulas com diferentes momentos de 20 a 30 minutos cada.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
Não é necessário
Estratégias e recursos da aula
Atividade 1 - Ouvir a história de Maurício de Souza e contá-la para outras pessoas.
1º Momento - O professor na grande roda conta a história de Maurício de Sousa para as crianças: segundo o roteiro (quem é maurício de sousa? na sua infância já desenhava? quando começou a ser cartunista e desenhista?) Explicar para as crianças o que é um cartunista e quando Mauricio de Sousa começou escrever histórias em quadrinhos. O professor deve fazer uma narrativa dos fatos mais marcantes da vida do autor. É importante destacar durante a narração as passagens da vida do autor que o levaram a se dedicar à literatura infantil, ao gênero literário de história em quadrinhos.

FIGURA - Foto de Mauricio de Sousa. Fonte:http://apps.new.divirta-se.uai.com.br/divirtase
2º Momento - O professor, depois de contar resumidamente os fatos marcantes da vida do autor, deverá falar sobre as outras obras criadas por ele, mostrando as diversa turmas e outros personagens.

FIGURA 2 - Personagens criados por Maurício de sousa. Fonte: http://furacaobrasfoot.blogspot.com/2009_05_01_archive.html
3º Momento - A turma terá acesso a uma caixa contendo diversas obras de Maurício de Souza e o professor fará a orientação para a escolha de gibis para fazer a simulação de leitura.
Recursos Complementares
30 anos de carreira de Maurício de sousa http://www.universohq.com/quadrinhos/2003/entrevista_mauricio_sousa.cfm Entrevista
50 anos de carreira de Maurício de Sousa http://www.fmcapital.com.br/95/Noticias/2676.html Entrevista
http://www.submarino.com.br/produto/1/21215131/mauricio+de+sousa+-+biografia+em+quadrinhos+(capa+brochura)?menuId=1320 Biografia em quadrinhos
Avaliação
No fim da aula, o professor deverá observar se o aluno conseguiu:
• Compreender um pouco sobre a história de vida de Maurício de Souza;
• Entender que ele não é autor apenas da Turma da Mônica;
• Simular leituras em revistas de história em quadrinhos.
SUGESTÃO 05
Um estudo sobre Crônica com Luis Fernando Veríssimo
Autor e Co-autor(es)
Autor Eliane Candida Pereira
SAO PAULO - SP Universidade de São Paulo
Co-autor(es)
Mary Grace Martins (orientação)
Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de produção de textos
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de leitura
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
Refletir sobre o gênero discursivo Crônica
Duração das atividades
5 aulas
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
É interessante levantar o que os alunos já sabem sobre crônicas para provocar desestabilização de hipóteses e, ou, ampliação dos conhecimentos.
Estratégias e recursos da aula
• Exibir o vídeo com a biografia de Luís Fernando Veríssimo disponível no Portal do Professor:
Luis Fernando Veríssimo

• Perguntar aos alunos se já conheciam o autor e o que são “crônicas”.
• Propor a leitura compartilhada da crônica O Lixo, de Luis Fernando Veríssimo, um aluno lendo as falas da personagem masculina e outra as falas da personagem feminina, oferecendo-lhes cópias do texto:

O lixo

Encontram-se na área de serviço. Cada um com seu pacote de lixo. É a primeira vez que se falam.
- Bom dia...
- Bom dia.
- A senhora é do 610.
- E o senhor do 612
- É.
- Eu ainda não lhe conhecia pessoalmente...
- Pois é...
- Desculpe a minha indiscrição, mas tenho visto o seu lixo...
- O meu quê?
- O seu lixo.
- Ah...
- Reparei que nunca é muito. Sua família deve ser pequena...
- Na verdade sou só eu.
- Mmmm. Notei também que o senhor usa muito comida em lata.
- É que eu tenho que fazer minha própria comida. E como não sei cozinhar...
- Entendo.
- A senhora também...
- Me chame de você.
- Você também perdoe a minha indiscrição, mas tenho visto alguns restos de comida em seu lixo. Champignons, coisas assim...
- É que eu gosto muito de cozinhar. Fazer pratos diferentes. Mas, como moro sozinha, às vezes sobra...
- A senhora... Você não tem família?
- Tenho, mas não aqui.
- No Espírito Santo.
- Como é que você sabe?
- Vejo uns envelopes no seu lixo. Do Espírito Santo.
- É. Mamãe escreve todas as semanas.
- Ela é professora?
- Isso é incrível! Como foi que você adivinhou?
- Pela letra no envelope. Achei que era letra de professora.
- O senhor não recebe muitas cartas. A julgar pelo seu lixo.
- Pois é...
- No outro dia tinha um envelope de telegrama amassado.
- É.
- Más notícias?
- Meu pai. Morreu.
- Sinto muito.
- Ele já estava bem velhinho. Lá no Sul. Há tempos não nos víamos.
- Foi por isso que você recomeçou a fumar?
- Como é que você sabe?
- De um dia para o outro começaram a aparecer carteiras de cigarro amassadas no seu lixo.
- É verdade. Mas consegui parar outra vez.
- Eu, graças a Deus, nunca fumei.
- Eu sei. Mas tenho visto uns vidrinhos de comprimido no seu lixo...
- Tranqüilizantes. Foi uma fase. Já passou.
- Você brigou com o namorado, certo?
- Isso você também descobriu no lixo?
- Primeiro o buquê de flores, com o cartãozinho, jogado fora. Depois, muito lenço de papel.
- É, chorei bastante, mas já passou.
- Mas hoje ainda tem uns lencinhos...
- É que eu estou com um pouco de coriza.
- Ah.
- Vejo muita revista de palavras cruzadas no seu lixo.
- É. Sim. Bem. Eu fico muito em casa. Não saio muito. Sabe como é.
- Namorada?
- Não.
- Mas há uns dias tinha uma fotografia de mulher no seu lixo. Até bonitinha.
- Eu estava limpando umas gavetas. Coisa antiga.
- Você não rasgou a fotografia. Isso significa que, no fundo, você quer que ela volte.
- Você já está analisando o meu lixo!
- Não posso negar que o seu lixo me interessou.
- Engraçado. Quando examinei o seu lixo, decidi que gostaria de conhecê-la. Acho que foi a poesia.
- Não! Você viu meus poemas?
- Vi e gostei muito.
- Mas são muito ruins!
- Se você achasse eles ruins mesmo, teria rasgado. Eles só estavam dobrados.
- Se eu soubesse que você ia ler...
- Só não fiquei com eles porque, afinal, estaria roubando. Se bem que, não sei: o lixo da pessoa ainda é propriedade dela?
- Acho que não. Lixo é domínio público.
- Você tem razão. Através do lixo, o particular se torna público. O que sobra da nossa vida privada se integra com a sobra dos outros. O lixo é comunitário. É a nossa parte mais social. Será isso?
- Bom, aí você já está indo fundo demais no lixo. Acho que...
- Ontem, no seu lixo...
- O quê?
- Me enganei, ou eram cascas de camarão?
- Acertou. Comprei uns camarões graúdos e descasquei.
- Eu adoro camarão.
- Descasquei, mas ainda não comi. Quem sabe a gente pode...
- Jantar juntos?
- É.
- Não quero dar trabalho.
- Trabalho nenhum.
- Vai sujar a sua cozinha?
- Nada. Num instante se limpa tudo e põe os restos fora.
- No seu lixo ou no meu?
Fonte: Disponível em http://literal.terra.com.br/verissimo/porelemesmo/porelemesmo_lixo.shtml?porelemesmo
Originalmente publicada em O Analista de Bagé. L&PM, 1981.

• Discutir com a turma conteúdo do texto, a linguagem utilizada, a estrutura escolhida pelo autor.
• Na sala de informática, pedir que os alunos acessem outras crônicas de Veríssimo disponíveis em http://literal.terra.com.br/verissimo/ , apontem quais as temáticas abordadas nos textos e o que caracteriza a produção textual desse autor, levando-os a reflexão sobre esse gênero discursivo.
• Peça que os alunos façam pesquisas em dicionários, enciclopédias, livros de teoria literária e na Internet, sobre o histórico das crônicas no Brasil.
• Promova uma socialização das informações pesquisadas e da reflexão sobre o gênero discursivo.
• Divida a turma em grupos e definam temas para que pesquisem crônicas de diversos autores (exemplo: futebol, amor, escola, família, etc.). Cada grupo assume um tema e tem a tarefa de compartilhar crônicas sobre o mesmo na aula seguinte. Alerte-os que na Internet encontram-se muitos textos que têm autoria duvidosa atribuídos a autores famosos, devendo-se analisar a procedência da informação e a autoria do site.
• Ao final, promova um sarau de crônicas.
Recursos Educacionais
Nome Tipo
Luis Fernando Veríssimo Vídeo
Recursos Complementares
Saiba mais sobre crônicas em: http://www.portrasdasletras.com.br/pdtl2/sub.php?op=literatura/docs/literatura1 e http://www.sitedeliteratura.com/Teoria/cronicas.htm
Avaliação
Observe quais os aspectos analisados pelos alunos ao discutirem as crônicas de Luís Fernando Veríssimo, bem como, o envolvimento e o interesse dos grupos no sarau.

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