domingo, 22 de agosto de 2010

Conceito de Currículo e integração das TIC


O currículo pode demarcar a identidade da escola, compreende a definição de conteúdos que ela trabalha somados aos valores que são por ela também trabalhados simultaneamente

As tecnologias viabilizam a possibilidade de se estabelecer outros mecanismos para troca de informações, interação e colaboração entre os envolvidos no processo de ensino e aprendizagem.A interação entre o currículo e tecnologias potencializa mudanças na aprendizagem, no ensino e na gestão da sala de aula.

Segundo Maria Elizabeth Bianconcini e Maria Elisabette Brisola quando se associa as tecnologias ao currículo muitas mudanças positivas desencadeiam na educação, o projeto curricular desenvolve uma intencionalidade pedagógica voltada ao desenvolvimento da capacidade de pensar e aprender com tecnologias.

As mudanças proporcionadas por essa nova metodologia de trabalho, reconstruída com as TICs, proporciona para a gestão e para as atividades da sala de aula uma nova vivência pedagógica onde a experiência, a participação ativa no processo ensino aprendizagem contribuem para formação cidadã consciente tão almejada pela escola.

Porém é importante pensar:

"Para que o uso das novas tecnologias de informação e comunicação beneficie a formação dos alunos, é necessário capacitar, antes da chegada dos equipamentos às escolas, professores e técnicos de suporte", disse Poppovic. (Pedro Paulo Poppovic, Secretário de Ensino a Distância do Ministério da Educação)

Os projetos devem ser articulados buscando a co-autoria dos vários protagonistas do processo educacional como afirma a autora supra citada, Mª Elisabette Brisola. É da interação gestores, professores , alunos, em fim, toda comunidade escolar que a busca de soluções para uma nova prática será efetivada.

É importante refletir sobre as afirmações de Mª E Brisola quando diz que os novos desafios educacionais ainda não se encaixam na estrutura do sistema de ensino, que mantém uma organização funcional e operacional – como, por exemplo, horário de aula de 50 minutos e uma grande curricular sequencial – que dificulta o desenvolvimento de projetos que envolvam ações interdisciplinares, que contemplem o uso de diferentes mídias disponíveis na realidade da escola e impliquem aprendizagens que extrapolem o tempo de aula e o espaço físico da sala de aula e da escola.

Importa ressaltar que a flexibilidade e a porta aberta ao aprendizado caminham de mãos dadas nessa nova pedagogia que integra tecnologia ao currículo dinamizando sua aplicação através de projetos.

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