POSSIBILIDADES DE CONTRIBUIÇÕES DAS TECNOLOGIAS.
As TICs têm revolucionado a educação e contribuído entusiasticamente para prática pedagógica.
“O jovem inserido em um ambiente, cada vez mais permeado com as novas tecnologias, encontra pela frente, nos diversos setores da sociedade, desafios e situações que exigem pensamento divergente e criativo. O jovem sabe que aprende muito mais fora da escola. Sabe que há uma nova prática para a aquisição do conhecimento. A escola está descompassada. Se pretendemos uma educação abrangente, envolvida com o estado do mundo, abrindo perspectivas para um futuro melhor, temos que repensar nossa prática, nossos currículos. Os objetivos da educação são muito mais amplos que aqueles tradicionalmente apresentados nos esquemas disciplinares. Devem, necessariamente, situar a educação no contexto da globalização existente do planeta.” D’AMBROSIO (1998, p.89)
A situação atual da educação tem se mostrado animadora. O uso cada vez mais comum das chamadas tecnologias de informação, tem contribuído para a melhoria do processo de ensino e aprendizagem. Este novo cenário educacional que prescinde a existência de novas atitudes, conhecimento e linguagens, nos impõe a preocupação com a prática docente comprometida com o desenvolvimento tecnológico da sociedade. O universo das TICs cada vez mais envolvido no processo educacional demanda possibilidades de aprendizagens infinitas, prazer no aprendizado, autonomia no processo, muita liberdade para criação, interatividade, incentivo à pesquisa e processo colaborativo na construção do conhecimento; em fim proporciona um ambiente de aprendizagem no mínimo compatível com o mundo atrativo de fora da sala de aula que tanto atrai os nossos alunos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário