domingo, 22 de agosto de 2010
AVALIAÇÃO DO CURSO PROINFO 120
Trabalho há 22 anos no exercício do magistério; atualmente leciono no Colégio Estadual Fred Gedeon na disciplina de português e redação e atuo na coordenação pedagógica geral do município. Sou pedagoga e fascinada pelas estratégias de aprendizagem que elevam o desempenho acadêmico dos alunos promovendo aprendizagem significativa.
Quando iniciei o curso Proinfo 120, já estava fazendo especialização em Mídias Educacionais; Tudo se fazia encantador para mim, mas ainda não tinha habilidades com as tecnologias; foram as sugestões de atividades dos cursos que me impulsionaram à familiarização com as TICs, hoje, não sou especialista nessa área, mas faço muito com elas, minha prática foi reconstruída a partir da parceria com as tecnologias. Nas atividades individuais e de grupo encontrei satisfação com os resultados e foi maravilhoso superar as dificuldades, trocar experiências e aprender compartilhando.
Sempre trabalhei buscando o novo, o envolvente para o meu aluno. Gosto de estudar, pesquisar, inovar para melhorar e com os conhecimentos adquiridos através dos estudos teóricos e investigação no curso, pude vivenciar com eficiência essa prática. Cada atividade realizada, cada participação nos fóruns era um caminho a mais que se abria para o aprendizado, ampliação dos conhecimentos. Como foi maravilhoso trocar experiências, conhecer sugestões de trabalho tão interessantes, descobrir ambientes colaboradores e de grande suporte para a prática pedagógica!
Sei que tenho muito a aprender com o uso das TICs, estou só iniciando, ”engatinhando” nessa nova fase de educação; quero aprender mais sobre podcast, webquest, trabalhar com áudio, montar um fórum para meus alunos, e outras atividades mais que possam existir e surgir com as TICs. Quando penso que iniciei com tanta dificuldade até para montar um slide e hoje monto apresentações nesses, ilustro aulas, uso vídeos, aplico áudio aos trabalhos, ainda com dificuldade, mas faço e me orgulho disso; para quem passava longe do computador com medo de quebrá-lo, tornei-me exemplo de superação. Hoje, não preciso mais ignorar os sites indicados nos livros, sei que é possível e interessante fazer uso das indicações que eles trazem, filmes e até outros livros na sala de aula. Sei que é aproximando aprendizagem escolar da aprendizagem do cotidiano que alcançaremos o sucesso na educação.
Abraços já cheios de saudade !!! Edvanise
– FORUM TECNOLOGIA É UMA ESTRATÉGIA
Ver as tecnologias como estratégias de trabalho faz sentido uma vez que o caminho que ela traça até a aprendizagem do aluno envolve interatividade, liberdade de criação, compartilhamento, autonomia, desafios e construção.
É mais que notório que a invasão das tecnologias trouxe uma melhora rápida para o que já existia. A idéia de que tudo muda menos a educação já está ultrapassada, a educação está mudando e muito, e, graças a Deus para melhor. Ela tem estado aberta à oportunidade de renovação superando a passividade e a transmissão de conhecimentos, chegando a construção da aprendizagem colaborativa.
Minha prática tem comprovado as contribuições das TICs para educação, tenho aprendido muito nesses cursos e praticando o aprendido tenho provado das maravilhas de se ter a tecnologia como aliada no trabalho sem jamais deixar de assumir meu papel de interventora na construção do conhecimento.
COMPARTILHANDO EXPERIÊNCIAS
Os sites indicados nas várias modalidades em que se apresentam: CHAT, MSN, YOUTUBE, BLOG, SKYPE, SLIDESHARE e OUTROS, cada um dentro da sua especialidade, fornece experiências inovadoras que se bem articuladas resultam na educação participativa, colaborativa e significativa dessa nova proposta pedagógica com as TICs.
A Web 2.0 é a rede onde cada internauta se torna autor/produtor e compartilha com os demais sua produção. Dessa forma, deixa-se a passividade, a função de simples leitores ou meros coletores de informações para então colaborar na criação de repositórios dessas informações.
Todas as modalidades são interessantes, algumas já conhecia, outras acessando as indicações passei a conhecê-las, mas de todas, gostei mais do BLOG e do YOUTUBE para o trabalho pedagógico, acredito que a facilidade de utilização dos mesmos, a resposta dos alunos ao utilizá-los em sala é que tenha me encantado tanto.
O BLOG é um veículo de aprendizagem poderosíssimo, demanda interação, discussão, informação; nele é possível postar, comentar, publicar vídeos pessoais e extraídos da net, etc, as possibilidades de aprendizagem são inúmeras.
Minha grande dificuldade foi logo após a criação meu blog portuguesparaensinareaprender.blogspot.com, até dominar as ferramentas para edição das atividades variadas que desejava postar. Agora, estou mais familiar a ele, e também mais encantada com essa ferramenta.
O SKYPE é muito legal! A conversa em tempo real é uma ação maravilhosa, mas não me interesso por essa modalidade na escola, eu a prefiro para uso pessoal, na escola, quanto mais os alunos escreverem melhor.
O currículo pode demarcar a identidade da escola, compreende a definição de conteúdos que ela trabalha somados aos valores que são por ela também trabalhados simultaneamente
As tecnologias viabilizam a possibilidade de se estabelecer outros mecanismos para troca de informações, interação e colaboração entre os envolvidos no processo de ensino e aprendizagem.A interação entre o currículo e tecnologias potencializa mudanças na aprendizagem, no ensino e na gestão da sala de aula.
Segundo Maria Elizabeth Bianconcini e Maria Elisabette Brisola quando se associa as tecnologias ao currículo muitas mudanças positivas desencadeiam na educação, o projeto curricular desenvolve uma intencionalidade pedagógica voltada ao desenvolvimento da capacidade de pensar e aprender com tecnologias.
As mudanças proporcionadas por essa nova metodologia de trabalho, reconstruída com as TICs, proporciona para a gestão e para as atividades da sala de aula uma nova vivência pedagógica onde a experiência, a participação ativa no processo ensino aprendizagem contribuem para formação cidadã consciente tão almejada pela escola.
Porém é importante pensar:
"Para que o uso das novas tecnologias de informação e comunicação beneficie a formação dos alunos, é necessário capacitar, antes da chegada dos equipamentos às escolas, professores e técnicos de suporte", disse Poppovic. (Pedro Paulo Poppovic, Secretário de Ensino a Distância do Ministério da Educação)
Os projetos devem ser articulados buscando a co-autoria dos vários protagonistas do processo educacional como afirma a autora supra citada, Mª Elisabette Brisola. É da interação gestores, professores , alunos, em fim, toda comunidade escolar que a busca de soluções para uma nova prática será efetivada.
É importante refletir sobre as afirmações de Mª E Brisola quando diz que os novos desafios educacionais ainda não se encaixam na estrutura do sistema de ensino, que mantém uma organização funcional e operacional – como, por exemplo, horário de aula de 50 minutos e uma grande curricular sequencial – que dificulta o desenvolvimento de projetos que envolvam ações interdisciplinares, que contemplem o uso de diferentes mídias disponíveis na realidade da escola e impliquem aprendizagens que extrapolem o tempo de aula e o espaço físico da sala de aula e da escola.
Importa ressaltar que a flexibilidade e a porta aberta ao aprendizado caminham de mãos dadas nessa nova pedagogia que integra tecnologia ao currículo dinamizando sua aplicação através de projetos.